25 de julho: Mulheres Negras em Defesa do Serviço Público e da Cidade!

 

 

O dia 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Forjou-se no encontro de 1992, em São Domingo, República Dominicana, quando aconteceu o primeiro encontro destas mulheres. Lá, discutiram sobre machismo, racismo e formas de combatê-lo. Este dia não tem o objetivo de festejar e sim de fortalecer a luta contra o racismo, o machismo, a xenofobia e a exploração de classe. No Brasil, o dia também é homenagem a Tereza de Benguela, líder quilombola.

 

Apenas 10,4% das mulheres negras ingressam no ensino superior, o número de mulheres negras assassinadas cresceu 54%, são as maiores vítimas de violência doméstica, são as mais atingidas pela violência obstétrica e mortalidade materna. O desemprego atinge, sobretudo, as mulheres negras, base da pirâmide social.

 

Nós resistimos. Dar visibilidade à resistência das mulheres negras é fortalecer a luta pela emancipação das mulheres e da sociedade. Neste vídeo, damos visibilidade às trabalhadoras municipárias negras, na luta em defesa dos nossos direitos, do serviço público e da cidade!

 

Dia 25 de julho: Dia de fazer reverência a todas as mulheres negras que ao longo de toda a história do Brasil foram protagonistas de suas trajetórias de luta e opressão!

 

Direção do Simpa

 

 

 

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA