15 de outubro – Dia da Professora e do Professor: em defesa da gestão democrática

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) orgulha-se da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, composta por 50 EMEFs, 43 EMEIs, duas EMEBs, duas EMEMs e quatro escolas de Educação Especial. Ao todo, são 99 escolas formadas por professores e professoras, monitores e monitoras, funcionários e funcionárias que privilegiam o aprender permanente no chão da escola. São estes profissionais que despontam no cotidiano escolar como sujeitos que constroem cidadania e políticas públicas.

 

Sabemos que nem sempre estes profissionais têm as melhores condições de trabalho e que sofrem constantes ataques em seus direitos e aos direitos das comunidades que atendem. Enquanto a sociedade transforma a Educação em mártir ou “salvadora da pátria” e o governo sucateia, cada vez mais esta área, nós, do Simpa, defendemos e referendamos a Educação pública de qualidade como princípio da luta sindical. Lutamos para que as políticas públicas sejam o diferencial no desenvolvimento social, econômico e político das cidades, estados e País.

 

É no ensinar do dia-a-dia que os protagonistas deste processo coletivo chamado Educação se potencializam no aprender. Com respeito, valorizamos e parabenizamos estes profissionais que são MESTRES na arte de ensinar e RESISTEM a todos os ataques do governo Marchezan e do secretário de educação Adriano Naves de Brito.

 

Dia 15 de Outubro é o dia da professora e do professor e o Simpa vai entregar, nas 99 escolas da rede, faixas em homenagem aos trabalhadores, reforçando a luta pela gestão democrática na Smed. Queremos eleger os diretores de escolas, queremos diálogos e processos com participação da rede municipal de educação.

 

Tags: Dia do Professor, Educação, Luta, municipários, Porto alegre, Professoras, Professores, resistência, simpa, sindicato

Mais notícias